segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Três passos para chegar mais perto de Deus



Em João 10:11 "a" encontramos a seguinte afirmação de Jesus: "Eu sou o bom pastor". Jesus, em outras palavras, quis dizer: "Eu sou para vocês o que um pastor é para suas ovelhas, ou seja, cuidadoso, provedor e amoroso". Ele veio para ser a prova do amor de Deus para conosco. Ele provou e cumpriu esse amor durante todo seu ministério, e, através disso Ele provou que Deus é REAL!
Podemos hoje vivenciar isso de três maneiras: Primeiramente através da razão. Ao usarmos a razão e olharmos para a criação, com certeza remeteríamos a razão da existência a um Criador. E por mais que a ciência tente provar e "enrolar" através de átomos, física quântica, energia concentrada ou não, nunca chegam à realidade de que o Criador não é a criação. Conclui-se então que o Criador existe!
Assim, através da razão, milhares de pessoas creem em Deus, na sua existência. Salmos 19:1-6 é claro nesse sentido. O ver. 1 é lindo para provar o uso da razão para declararmos a existência de Deus: "Os céus declaram a glória de Deus, o firmamento proclama a obra das suas mãos".
Mas Deus não quer somente isso! aceitar, através da razão que Ele existe, é um passo, mas há um caminho a mais.Como já dito, milhares de pessoas através da razão creem na existência de Deus. 
Em segundo lugar, alem de, através da razão acreditar na existência de Deus, temos que senti-lo através da fé. Sim! podemos sentir Deus através da Fé. Em Marcos 11:22, Jesus disse "tendes fé em Deus". No contexto dessa passagem, Jesus queria passar a Pedro e ao mundo, que através da fé ele poderia ver as obras de Deus sendo manifestadas, sentindo, assim, Deus agir. 
Muitas vezes essa fé é manifestada através da oração. No próprio contexto da passagem citada, Jesus é direto ao dizer que é através da oração que sentiremos Deus agir.
Mas ainda não é somente isso! Tiago 2:14 e ss trata sobre "o que torna a fé viva". Qual alimento dar à ela para que ela viva e não morra. "a fé sem as obras é morta" - isso diz o texto.
Primeiro é o que a maioria das pessoas fazem: através da razão, acreditam que existe sim um Criador. algumas outras poucas pessoas, já deram o segundo passo. Além de crer, usam a fé concretizando em suas vidas a existência de Deus, sentindo-o claramente através de uma forma especial e amorosa.
Porém a fé sem as obras é morta! Mas que obras são essas?
Muitos tem ensinados de forma incorreta, e milhares, ao procurar dar o terceiro passo aceitam algumas imposições errôneas e iludem, pois não chegam mais perto de Deus por falta de conhecimento. Muitos ensinam que essas obras são "ações na igreja", onde a participação em conjuntos, em departamento torna você um "obreiro" conjugado com a fé, que daí está tudo certo. Então, ao verem alguém participando de algum departamento, aplaudem pois este é um "verdadeiro obreiro". Em uma minuciosa pesquisa, pode-se verificar que a verdadeira obra necessária com a fé, muitos sequer passam perto.
É claro que a participação em "obras" da Igreja também ajuda a solidificar as possibilidades do uso da fé e das obras, mas quando usados de maneira correta. 
O contexto de Tiago 2:14 dá alguns exemplos de obras que vivificam a fé. Esses exemplos são obras de amor! Deus é amor e toda sua obra é amor! Portanto viver Deus é ter como elemento principal da receita de qualquer obra, o AMOR. Esse ingrediente está minuciado em I Coríntios 13.
Assim, tudo se resumirá em ter Jesus como exemplo, e acreditá-lo. Eis a razão de suas palavras "Eu sou o caminho". 
Jesus mostrou, como bom pastor, como devemos usar a razão para acreditar em Deus. Foi o primeiro passo. Ele, como bom pastor, demonstrou a ação de Deus através da fé. Ele deu exemplos. Por fim, Ele praticou, com o bom pastor, as maiores obras de amor (dentre a maior que foi de ter dado sua própria vida para resgate da humanidade à Deus), exemplificou, demonstrou Deus o Criador cuidadoso, carinhoso e amoroso para conosco.
depois desses três passos, mais perto de Deus certamente estaremos, com a certeza de estar bem cuidado pelo Bom Pastor!

Guspa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário