quinta-feira, 16 de junho de 2011

Deus responde orações

Os primeiros oito capítulos de I Crônicas são apenas Genealogia das tribos de Israel.

È normal entre os leitores da Bíblia que raramente lêem essas genealogias, a não ser por curiosidades acerca disso, mas freqüentemente é ignorada pelos leitores da bíblia.

A principio, é um pouco exaustivo ler os mais de quinhentos nomes e a maioria de difícil pronuncia.

Porém, não é para simples consulta que esses nomes estão lá. Se fosse, deixaria o Espírito Santo, o inspirador da Bíblia, que esses nomes fossem colocados em outro livro histórico qualquer, como a raridade de Flavio Josefo dentre outros.

Acontece que Deus sempre preocupou em responder orações. Orações que toquem o coração de Deus são respondidas. Orações que saem diretamente de nossa alma e espírito, do fundo de nosso coração, confiantemente direcionadas à Deus, sempre tem resposta.

Não é à toa que em Malaquias 3:16 temos registrado para o nosso refrigério de que Deus tem um memorial diante dEle para os que temem e lembram de seu nome.

É neste ângulo de visão espiritual que se encaixa os versículos 9 e 10 do capítulo 4 do livro de I Crônicas.

Atribui-se a autoria do livro de Crônicas à Esdras, o que não é comprovado, porém, podemos o autor, como um oficial de cartório de registro civil, lembrando de todos os nomes, e inspirado pelo Espírito Santo, começou a escrever.

Ao chegar a um nome,, parece que podemos imaginar o branco que se deu no autor. Ele para naquele nome. Mas o que é isso? Ele sabia “de cor e salteado” a genealogia!

Mas quando ele escuta a voz inspiradora em sua mente: “Pare um pouco! Nesse nome aí você não vai apenas citar nessa genealogia não!” Imaginemos o autor olhando um pouco atrás e ler o nome “Jabes”.

Se lermos os versículos atribuídos a esse nome, descobriremos o porquê ele não foi apenas citado em uma genealogia. È porque Jabes orava. Jabes tinha um diferencial de seus irmãos. Os dois versículos atribuídos a ele é claro nisso.

A oração de Jabes tocou o céu, estava no memorial perante Deus, e, mediante isso sua oração foi respondida. A bíblia diz que Deus respondeu sua oração e concedeu o que ele estava pedindo. Em outra versão, diz que Deus “alargou suas fronteiras”.

Portanto, não importa se apenas somos citados como mais um pelo mundo, pela sociedade, pela nossa Igreja, pois se tivermos uma vida de oração, de súplicas aos pés do nosso Deus que é grande, é amigo, é justo e ouve nossas orações, podemos ter a verdadeira esperança de que nossas orações vão ser respondidas indiferentemente do que os outros pensam de nós.

É através da oração que “nossas fronteiras são alargueadas”. Seja qual for sua fronteira que precisa ser largueada, sempre conseguiremos através da oração. Mas da oração sincera, aquela que fazemos com o coração quebrantado, crendo, acreditando no grande Deus que temos.

Somente assim podemos fazer a diferença. Não para simplesmente aparecermos e tentarmos ser mais ou melhor que alguém, mas para mostrarmos ao mundo que há poder na oração, pois Deus se agrada de nossa fé.

Reflita sobre isso, ore mais, ore com confiança, faça a diferença que Deus responderá suas orações. Ele nunca deixou alguém sem resposta. Pode ser que demore ao nosso tempo, mas no tempo Dele certamente obterá resposta.

GUSPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário