sábado, 3 de janeiro de 2009

DESEMBRULHE O PRESENTE!


Estamos em época de festa. Neste período do ano, não só vemos como participamos de muitas festas. E, como regra geral, em festas há presentes.
Mas, quem nunca ganhou um presente? Ou quem nunca deu um presente? Às vezes damos um presente por uma simples obrigação. Um amigo está se casando, e vamos à festa, e, pra não ficar feio, levamos um presente.
A primeira coisa que se lembra ao ser convidado pra uma festa, é o presente, que por sinal, sempre é muito “bem-vindo”.
Mas não me refiro por este ângulo. Quero falar é do presente que damos a quem amamos de verdade. Isto mesmo. São raras as pessoas que nunca foram a uma loja e, sem se importar com o preço, procurou por entre as prateleiras, cabides, estandes, algo sempre lembrando na pessoa amada.
São poucos que se empolgam no momento do embrulho do presente. Depois de ter escolhido algo com carinho, chamamos o caixa e pedimos pra vermos os embrulhos disponíveis. Escolhemos de acordo com o pensamento nas características emocionais da pessoa que receberá o presente.
Muitas vezes queremos tal cor, com tal estampa, tal papel, às vezes uma caixinha, uma fitinha ali, um laço aqui... e... pronto! A surpresa começa aí. O embrulho, a princípio é lindo.
Chega o momento da entrega do presente. O abraço primeiro, a alegria, a empolgação, e.. derrepente... não foi tão bom assim. A felicidade e a empolgação da pessoa receptora do presente não correspondeu totalmente ao carinho que você entregou.
Tudo isso porque, ao invés de desembrulhar o presente, a pessoa rasgou o embrulho, como uma presa nas mãos de um leão, como um passarinho nas garras de um gato, como um papel que acaba de sair da impressora, nas mãos do executivo que viu seu trabalho errado...
Assim também como regra geral as pessoas são assim. Quantas vezes ganhamos presentes, e, ainda que desembrulhando corretamente, a prioridade é o interior do embrulho. Apenas o chutamos pra debaixo da cama, ou amassamos e jogamos no lixo...
Na vida comum isso passa despercebido. Pra falar sério, quase todos não acham ruim que o embrulho seja amassado e jogado fora. No máximo que acontece, é colocá-lo debaixo da cama e reutilizá-lo em uma outra hipótese.
Mas tem uma coisa: no mundo espiritual e sentimental, estamos constatemente ganhando presentes. O maior e melhor presente que podíamos ganhar, foi o de Deus: a vida! E, como um presente, esta não veio desembrulhada.
A vida veio embrulhada em um papel tão especial que somente Deus soube escolher. Ele o embrulhou pensando em cada um individualmente. Colocou neste embrulho um laço de amor, uma fita de fé, mesclada com carinho e esperança, colocou um cartãozinho de fraternidade...
Neste embrulho, um pedaço do papel é a família que cada um recebemos. Amigos, inimigos, dentre outros. Deus escolheu cada embrulho deste presente.
Sem saber o porquê, cada dia mais pessoas reclamam de suas vidas, simplesmente porque não souberam desembrulhar o presente. Parece-nos viável apenas deliciar no conteúdo, mas esquecemos-mos de apreciar a embalagem, ou de pelo menos “ler o manual”.
Saiba desembrulhar o presente dado por Deus, aproveitando ao máximo as coisas que fazem parte do presente: o embrulho. Viver alegre, viver harmonioso, entender muitas vezes a família,e, além de entender, vivê-la. Aproveitar oportunidades, e sentir que o presente não se resume apenas no conteúdo. Tudo foi feito com carinho. Portanto, desembrulhe o presente!
Gustavo P Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário