sábado, 3 de janeiro de 2009

Eunucos do Céu


Quero iniciar citando o livro do profeta Isaías, 56, versículos 4 e 5:
“Pois assim diz o Senhor: Aos eunucos que guardam os meus sábados e escolhem aquilo que me agrada, e abraçam a minha aliança, darei na minha casa e dentro dos meus muros um lugar e um nome, melhor o que de filhos e filhas, um nome eterno darei a cada um deles, que nunca se apagará.”
Os eunucos eram homens privados de sua virilidade. Em várias partes das Escrituras encontramos referências quanto a eunucos. Estes eram homens empregados ao ofício de guardas nos aposentos íntimos e muitas vezes guardas das mulheres.
Com muito destaque vemos a converção do eunuco etíope através do Ministério de Felipe em Atos 8: 26-40.
Eunucos muitas vezes eram impedidos da participação ativa nos ritos judaicos por motivo de sua raça e de sua emasculação, como vemos em Deuteronômio 23:1.
Podemos notar três tipos de eunucos em Mateus 19:12 : os de nascença, os feitos por mãos humanas, e os espirituais.
Entre a nação na época, o que mais alegrava um homem era ter filhos. Isto simplesmente porque era a forma pelo qual seu nome subsistiria depois que ele morresse.
E para os eunucos isso era muito doloroso em sua vida, pois sua situação era irreversível. Mas como Deus que é grande em misericórdia deixou para tais que o servissem, como diz a passagem citada no início, uma promessa além daquilo que era de suma importância, como diz, “Melhor do que um nome de filhos e de filhas, um nome eterno, que perdurará por toda eternidade”.
Como podemos notar em alguns versículos antes, os eunucos possuíam tal inferioridade, a ponto de se considerarem uma árvore seca.
Hodiernamente, fazendo parte da terceira classe de eunucos, os espirituais, que “nos castramos anós mesmos por causa do reino dos Céus”, como diz em Mateus, estamos desligados do mundo e aqui não podemos nada, somos desprezados, humilhados, até mesmo banidos de posições aqui na terra.
Mas a promessa de Deus estende-se a todos os tipos de eunucos descritos em Mateus. Também então para nós, eunucos espirituais que vivemos sob Sua vontade, como Ele quer, que, além de um nome eterno, um lugar na sua casa, dentro dos seus muros.
Não tenhamos ansiedade por coisas terrenas. Além da promessa, não somos árvores secas, mas somos ramos que dá frutos, enxertados na Videira Verdadeira, que é Cristo.
A você, leitor, conservo eunuco, separados do Mundo, vivendo uma vida agradável à Deus, fiquemos firmes, pois temos a promessa de um novo nome e um novo lar!
Graça e Paz da parte de Deus Pai e
de Cristo Jesus, nosso Salvador. Gustavo Pereira Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário